Produzido por... Contacte-nos
   
 
 
>> StatDealer              
 




MarketDealer

O MarketDealer consiste numa aplicação estatística que funciona na Internet, no domínio www.market-dealer.com, e que tem por base uma poderosa base de dados de transferências de propriedade efectuadas nas Conservatórias do Registo Automóvel, de veículos novos, de usados e de importados usados. As categorias abrangidas são os automóveis ligeiros de passageiros, os veículos ligeiros de mercadorias, os pesados de passageiros, os pesados de mercadorias, os tractores de mercadorias, os motociclos e os quadriciclos. São fornecidas informações por marca, modelo e segmento entre outras variáveis de segmentação.

Um dos pontos fortes desta aplicação é a possibilidade de desagregação dos dados por códigos postais de sete dígitos. Esta funcionalidade é extremamente importante quando se pretende definir áreas de influência que não se limitem à área dos concelhos. Uma análise por cógigos postais de quatro dígitos é bastante limitada e susceptível de provocar erros, uma vez que a este nível existem códigos que são comuns a diferentes concelhos o que distorce a análise.

Outro ponto forte do MarketDealer é a sua plataforma tecnológica. Trata-se de uma aplicação acedida na Web mediante a introdução de uma password e que tem associada uma base de dados Oracle. Como é sabido, não é por acaso que as mais potentes bases de dados do planeta utilizam o Oracle para processar as suas queries. Também o MarketDealer utiliza este software de gestão de base de dados para tratar os vários milhões de registos que nos permitem filtrar a informação por tipo de veículo, estado (novo, usado), idade, marca, modelo, concelho, código postal, etc.

Outra grande funcionalidade desta ferramente é a possibilidade de se analisarem regiões de influência ou de actuação de um determinado concessionário ou vendedor, ou seja, que definem o seu mercado potencial, calibrando-as em função da presença de outros concessionários nessas zonas. Se o mercado potencial de um concessionário abranger vários concelhos, o MarketDealer permite-lhe seleccionar apenas os respectivos códigos pos, agregá-los, e obter estatísticas de registos de propriedade por marca e modelo nos mesmos, medindo, assim, a performance do concessionário na sua zona.

Se a base tecnológica desta aplicação é de grande qualidade, pois permite uma grande velocidade de acesso e capacidade de processamento de relatórios e exportação de dados para o Excel e criar documentos PDF, o mesmo também poderá ser dito em relação aos dados. Com efeito, a base de dados de registos de propriedade recebida mensalmente das Conservatórias de Registo Automóvel é objecto de um tratamento prévio de codificação de modelos através de um programa inteligente de reconhecimento automático das suas respectivas designações. Simultaneamente, os erros de classificação são corrigidos manualmente por uma equipa de técnicos. Para além, disso é feita uma distribuição automática dos ALD’s e AOV's de acordo com a distribuição regional dos clientes particulares e empresas (com excepção dos próprios ALD's/AOV's). Recentemente foi possível introduzir uma inovação na versão 2 do MarketDealer: a distribuição em vez de ser feita em tendo pro bas e os pesos de código postal no MTM é feita marca a marca, o que permite uma melhor calibração da distribuiçõa reional.

Relativamente, à disponibilidade dos dados, foi recentemente celebrado um acordo com o IRN - Instituto dos Registo e do Notariado, no sentido de disponibilizá-los até ao dia 15 do mês seguinte ao qual dizem respeito.

A aplicação MarketDealer está neste momento a ser utilizada pela maioria dos representantes legais de marca a operar em Portugal, bem como pelos maiores grupos de concessionários de marca. Todavia, poderá ser ulizada por outras entidades, tais como instituições financeiras, fornecedores do sector automóvel, etc.

Por último, o custo de utilização do MarketDealer constituiu uma agradável surpresa para todos os utilizadores de ferramentas semelhantes disponíveis no mercado nacional.

Para mais informações, contacte os nossos serviços em autoinforma@acap.pt ou pelo telefone 21.30.35.300.


Market-Dealer
StatCar
CO2 + Guia de consumo
Homologações.net